Páginas

sábado, 24 de agosto de 2013

SEDRAH 124 - REFLEXÃO SOBRE DEVARIM 2: O ETERNO NUNCA SE ESQUECEU DO SEU POVO

Devarim 2:1 a 7 - "O Eterno nunca se esqueceu do Seu povo"

"Lembrem-se que o Eterno, nosso Elohim, abençoou tudo o que vocês fizeram. Ele não esqueceu vocês durante os quarenta anos em que caminharam por esse enorme deserto. Ele sempre cuidou de vocês, dando-lhes tudo o que precisavam". (verso 7)


Desde o começo, na criação de todos nós, O Eterno sempre demonstrou seu amor.
Nós fomos escolhidos por Ele quando ainda estávamos no Egito; Ele teve que nos tirar do meio da impureza para cumprirmos Seus mandamentos. Quando o povo chegou em frente ao Mar de Juncos, a confiança no Eterno foi testada; Ele provou que podemos confiar nEle no momento em que abriu o mar.
A caminhada do Egito até Canaã deveria durar 60 dias, mas, durou 40 anos. Isso aconteceu pela desobediência do povo e por sua constante reclamação. 
A primeira dessas reclamações foi a feita pelo pão; O Eterno mandou o Maná. Depois eles queriam carne, e vieram as codornizes. A água foi o cúmulo para Mosheh e ele acabou se irritando seriamente com o povo.
Ao chegar na frente da terra, depois de 40 anos andando no deserto e vendo todas as maravilhas que O Eterno lhes proporcionou, ainda assim eles vacilaram quando tiveram que entrar na terra. A caminhada durou muito mais do que realmente deveria durar, principalmente, por sua desobediência e falta de confiança no Eterno.
Todos nós estamos como que no deserto, caminhando como o povo; fomos tirados do Egito espiritual para cumprir os mandamentos e obedecer Sua Torah.  Ainda não chegamos à Terra, mas, se continuarmos em nossa caminhada, diminuiremos o tempo até lá.
Temos apenas que continuar nos esforçando e cumprindo os Mandamentos e buscando agradar ao Eterno.
Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário